terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tocai a Buzina em Sião

Tocai a Buzina em Sião...


Joel 2: 15, 16



e#61589;Tocai a buzina em Sião ... - A buzina, também chamada Shofar pelos hebreus, era um instrumento feito de chifre de carneiro, usado nas convocações do povo para as festas e momentos solenes em Israel. Para se fazer o Shofar, era preciso matar o carneiro e retirar o seu chifre; depois ele era colocado no fogo para largar a casca grossa que tinha e para amolecê-lo, a fim de se poder remover as substâncias do seu interior e depois moldá-lo para que produzisse som ao ser soprado na extremidade mais afinada.
Todo este processo está relacionado com a morte do Senhor Jesus, de modo que para ouvirmos o som da trombeta precisamos estar identificados com a sua morte, pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e sua voz é como a voz da trombeta.
Todo servo que é chamado, precisa passar pelo fogo da provação, para poder largar a casca da religião e as coisas ocultas do seu coração, e que não glorificam a Deus. Através deste processo ele aprende a se humilhar, e o Senhor vai moldando sua vida conforme sua vontade.



• Santificai um jejum, proclamai um dia de proibições ... - Na Obra do Senhor o jejum não é um sacrifício, e sim um meio de Graça e de consagração. O sentido da palavra proibição é o mesmo de consagração e santificação. É através de uma vida de santificação (separação) e obediência à sua Palavra que Deus prepara o seu povo para o arrebatamento. Deus tem nos ensinado a rejeitar as coisas pecaminosas e mundanas, conduzindo-nos em santificação.



• Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos, e os que mamam ... – Não podemos assimilar a Obra do Senhor e nos preparar para cumprir o propósito do Senhor sem entender o que é Corpo (Ef 4: 4-7). A igreja não é formada por membros isolados em busca de seus próprios interesses, mas é formada por membros de um corpo cuja cabeça é o Senhor Jesus. A bênção do Senhor deve ser compartilhada por todos, e isso só é possível com a união e santificação de todos os membros, pois se alguém está sem comunhão com os demais, o corpo todo sofre (I Co 12: 25, 26). Deus vê a igreja como um todo, de maneira uniforme. Os anciãos são os mais antigos, os filhinhos são os novos na fé e os que mamam são os recém-convertidos; todos fazem parte do corpo e todos devem estar congregados, pois o Senhor virá buscar o Corpo de Cristo, e não membros isolados, para arrebatá-lo ao céu.
Por isso o propósito do Senhor é chamar os que estão no mundo e na religião, com um coração sincero e desejoso de servi-lo, para que sejam congregados num só rebanho, formando um só corpo (Jo 10: 16).


• Saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo – Quando a igreja atingir o cumprimento de todo o Projeto de Deus e todos os que hão de se salvar pela fé, se congregarem à igreja fiel, então o noivo, o Senhor Jesus, se levantará e sairá da sua recâmara (no céu) para buscar a sua noiva, a sua igreja, que ansiosa o espera. A trombeta que será tocada pelo Arcanjo, então soará, e a noiva sairá do seu tálamo (lugar onde é adornada para o casamento) para se encontrar com o seu noivo, que a levará para a eternidade, para as Bodas do Cordeiro, onde viverá unida a Ele para sempre.



CONCLUSÃO



Todas as revelações e orientações; todo o cuidado e zelo que o Espírito Santo tem para com a igreja, tem aumentado nestes últimos dias, à medida que o fim se aproxima. Enquanto os perigos aumentam o Espírito de Deus procura falar cada vez mais alto, procurando alertar a igreja para que se prepare para ouvir a última trombeta, a trombeta do arrebatamento.

Caverna de Adulão

A caverna de Adulão
I SAMUEL 22: 1 e 2



INTRODUÇÃO:


A Bíblia é um livro milenar. O que significa? É um livro que já foi escrito ou que já tem milhares de anos, mas apesar de ser um livro milenar, isso não faz da Bíblia um livro ultrapassado, ela tem uma particularidade que você não encontra em nenhum outro livro, sua particularidade é a de se PODER TORNAR ATUAL. O que seria isso? Todas as vezes que você no espírito, ou seja, em comunhão com Deus abre a Bíblia, tem a sensação de que aquilo que está lendo, está falando de uma necessidade que você vive AGORA, essa sensação é real! Isso porque a Bíblia é a palavra de Deus, e Deus fala ao coração do homem através dela! Hoje não tem mais caverna de Adulão, mas tem a IGREJA, a OBRA DO ESPÍRITO SANTO está avivada no nosso meio! O rei Davi já passou, morreu a milhares de anos, mas o REI JESUS ressuscitou e está VIVO AQUI NESTE LUGAR! Vivo para transformar corações que entraram com necessidades semelhantes à daqueles homens que foram ter com Davi na caverna: APERTO, ENDIVIDADOS e com DESGOSTO DE ESPÍRITO.

DESENVOLVIMENTO: APERTO: De um modo geral a humanidade está em aperto:
Quem é rico está em APERTO com medo das crises mundiais, quem é pobre está em APERTO com medo do salário não dar para o sustento mensal, quem tem saúde está em APERTO com medo das enfermidades que assolam a humanidade, quem é enfermo está em APERTO com medo de não encontrar a cura, quem é casado está em APERTO com medo do lar ser destruído, quem é solteiro está em APERTO com medo da solidão. Mas os homens em APERTO foram ter com Davi na caverna, e todos aqueles que em APERTO vão até JESUS, descobrem que ele é ALÍVIO para a alma! (“vinde a mim, e eu vos aliviarei...”). ENDIVIDADO: Hoje o homem contraiu uma dívida ESPIRITUAL, essa dívida é com o PECADO! (“O salário do pecado é a morte...”), quanto mais o homem peca, mais sua dívida cresce. Esta dívida tem um custo. Custa muitas vezes um lar que é desfeito pelo pecado, custa alegria, custa paz, custa a VIDA! Mas aqueles homens ENDIVIDADOS foram ter com Davi na caverna, e todos aqueles que estão ENDIVIDADOS e vão ter com JESUS, descobrem que ele PAGOU UM ALTO PREÇO NA CRUZ PELO NOSSO PECADO, hoje nossa dívida é zerada quando clamamos pelo poder do SANGUE DE JESUS! DESGOSTO DE ESPÍRITO: Hoje o que mais se vê são pessoas deprimidas, vazias, sem motivo para viver! As pessoas não sentem mais segurança! Tem medo da morte, medo do amanhã, porque estão “ocas” por dentro! Isso é o DESGOSTO DE ESPÍRITO! A pessoa perde o gosto pela vida, perde a razão de viver! Para preencher essa lacuna, muitos procuram socorro no homem (psiquiatra, psicólogo e etc.), nos vícios (drogas, bebidas, cigarro, jogo...), e acabam muitas vezes em situação pior! Mas aqueles homens com ESPÍRITO DESGOSTOSO foram ter com Davi na caverna, e todos aqueles que vão ter com JESUS nessa situação, descobrem que ele é a nossa RAZÃO DE VIVER, NOSSO SOCORRO, AQUELE QUE PREENCHE NOSSO SER, ele é tudo que precisamos porque ele é O EU SOU, e Jesus quer dizer a você hoje Eu Sou o que você precisa!

CONCLUSÃO:

Foi assim que Davi formou seu exército, com homens sem valor para sociedade, mas ele os fez valentes! JESUS quer fazer isso com você! Quem sabe o mundo não te dê valor, mas saiba de uma coisa: para JESUS você tem valor! Só ele pode te fazer um valente, dentro da obra de Deus que é Eterna, te fazer um mais que vencedor!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jo 10:9
1. Introdução- Jesus sempre usou figuras do cotidiano das pessoas da época para mostrar seu projeto de vida eterna;
- A porta a que estava se referindo não é uma porta simples, como pensamos hoje, que separa dois ambientes dentro de uma casa ou entre esta e o lado de fora;
- A porta que Jesus falava era a da entrada das cidades; era um local espaçoso, de grande circulação de pessoas, onde muitos passavam e se encontravam.

2. Desenvolvimento- Era na porta que Jeremias se colocava para trazer ao povo as profecias recebidas do Senhor; Jesus anuncia para nós uma vida profética, mostrando as promessas de Deus para seus servos
- Mardoqueu estava assentado à porta quando descobriu o segredo da conspiração de Bictã e Teres para matar o rei; Jesus é aquele que nos mostra seus segredos e nos livra das armadilhas do adversário.
- Boaz levou sua questão sobre o interesse de desposar Rute ao conselho dos anciãos estando estes reunidos na porta; também nós levamos a Jesus todas as nossas causas, pois é ele quem as julga.
- Como não havia geladeira para conservar os alimentos naquela época, as pessoas necessitavam estar constantemente comprando os víveres e mantimentos para se alimentarem. Na região da porta, os mercadores de todas as partes estavam sempre prontos, a qualquer hora, para vender seus produtos. Faltando algo em casa para a alimentação, as pessoas diziam: “Vou à porta comprar tal coisa”. Jesus é aquele que nos fornece todo o alimento necessário à nossa caminhada espiritual; não nos deixa faltar nada e a qualquer hora que precisamos, podemos recorrer a ele para nos alimentarmos.
- Grandes milagres de Jesus ocorreram na porta das cidades, como a ressurreição do filho da viúva de Naim; Jesus realiza em nós grandes milagres e maravilhas, sendo o maior deles o milagre da salvação. Nós que estávamos mortos, agora vivemos com Jesus.
- “Entrará”: em Jesus, nós entramos para uma vida nova, novo nascimento, temos nosso nome registrado no livro da vida, somos incluídos no projeto de vida eterna do Pai, entramos no tempo da eternidade, no tempo de Deus.
- “sairá”: quando vivemos em Jesus, sai de nós toda tristeza e angústia, sai o velho homem, sai toda condenação do pecado, sai a mentalidade velha.

3. Conclusão Jesus é esta porta que nos garante o acesso a uma vida nova com Deus e nos provê de todas as nossas necessidades.

sábado, 28 de janeiro de 2012

A Capa de Elias

A Capa de Elias
II REIS 2:8 A 13

1. INTRODUÇÃO


• Eliseu foi chamado por Elias para a realização da Obra através de um gesto muito interessante: Elias colocou a sua capa sobre os ombros de Eliseu e ele deixou tudo e o seguiu
• Elias: tipo do Senhor Jesus
• Eliseu: tipo do servo fiel
• A capa de uma pessoa era o que a identificava de longe quando ela estava passando
• A capa de Elias sobre os ombros de Eliseu é tipo do Sangue de Jesus sobre a vida do servo, que ele passa a desfrutar desde o chamado (a conversão) e que o identifica como servo, tanto para o mundo, como para o Pai. É como se o servo passasse a ter a “identidade” de Jesus.


2. DESENVOLVIMENTO


• Eliseu havia vivido uma experiência muito interessante: mesmo sabendo que Elias seria arrebatado, ele foi até o fim no intuito de receber uma bênção.
• Eles passaram por vários lugares (Gilgal, Betel, Jericó e o Jordão), mas Eliseu soube esperar e ser fiel em busca da bênção - o servo fiel não abandona o Senhor Jesus um instante sequer e espera, que no momento certo a bênção vem.
• Eliseu não deu ouvidos às muitas tentativas de demovê-lo do seu desejo de alcançar a bênção - o servo fiel enfrenta muitas situações e convites para deixar a Obra, mas ele não dá ouvidos e continua no caminho.
• Elias abre o Jordão com sua capa - o Senhor Jesus tem realizado muitas maravilhas no meio da sua igreja e o servo fiel (Eliseu) tem acompanhado, visto de perto e até participado destas experiências (eles passaram juntos)
• Elias pergunta: “...o que queres que eu te faça?...”
• A resposta de Eliseu: “...porção dobrada do teu espírito sobre mim.” - a bênção que o servo fiel almeja é sempre espiritual. O seu desejo deve ser sempre de crescer na presença do Senhor, de alcançar experiências mais profundas com Ele. O adversário tem usado força dobrada para derrubar o servo, por isso é necessária PORÇÃO DOBRADA do Espírito Santo sobre a sua vida.
• “Coisa dura pediste...” - O preço para alcançarmos estas bênçãos foi muito alto e foi pago no calvário pelo Senhor Jesus
• “...SE ME VIRES...” - A condição para receber a bênção era VER Elias no exato instante em que ele seria arrebatado e que ninguém sabia exatamente qual seria este momento. - O servo luta, paga um preço por uma bênção, só a receberá se estiver ATENTO ao Senhor e à sua Obra. Se Eliseu desviasse os olhos por um único instante de Elias, este poderia ser o momento em que ele seria arrebatado e Eliseu perderia aquela bênção.
• A capa que fica - A confirmação da bênção na vida do servo, a prova visível de que ele alcançou aquilo que ele tanto almejava é o renovo da salvação, do primeiro amor (o chamado), é a marca do Sangue de Jesus na sua vida.
• Eliseu passa a usar a capa de Elias - o servo fiel tem a identidade de Cristo.
• Eliseu abre o Jordão com a capa - “...os sinais seguem aos que crêem...” - o servo usa as bênçãos que têm recebido do Senhor na realização da sua Obra.


3. CONCLUSÃO


Muitas vezes nós almejamos bênçãos do Senhor (dons, o levantamento para um grupo, a instrumentalidade na casa do Senhor) e lutamos por isso, mas é preciso estar constantemente atentos porque, a qualquer momento, esta bênção virá.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mensagem para as bodas de Ouro

porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.                                                    Filipenses 4:11-13
Quando vemos diante do altar do Senhor um jovem casal, se unindo em casamento, não podemos deixar de notar a expectativa de ambos diante da nova etapa, a nova vida que os aguarda. Essa é uma das semelhanças entre o casamento e o relacionamento de Jesus com a Sua Igreja Fiel. Ela também vive a grande expectativa da nova vida que a aguarda.
Porém quando presenciamos um casal que já está unido há tantos anos, não falamos das expectativas, mas das experiências vividas.
O apóstolo Paulo era já um homem maduro quando escreveu essa carta. Já havia aprendido muito, como diz. A vida lhe havia ensinado, especialmente, que ele era um homem limitado. Que nem todos os dias eram de abundância, houve dias de abatimento. Nem todos os dias seriam de fartura. Ele, por certo, se deparou (inúmeras vezes) com sua própria limitação. Assim como os irmãos, durante todos esses anos.
Mas depois de falar sobre a descoberta  de seus limites, Paulo fala do que experimentou depois que passou a contar com a ajuda d’Aquele que o fortalecia. E é especialmente por estas conquistas – além das nossas próprias forças – que queremos hoje agradecer ao Senhor (Pode-se então finalizar a mensagem mencionando, com sabedoria e discrição, as experiências vividas pelo casal na presença do Senhor).
(partindo de sugestão do J.R.Amorim)